Seagri, Emdagro e Banese discutem linha de crédito para queijarias
A Secretaria de Estado da Agricultura, Desenvolvimento Agrário e da Pesca (Seagri) e a Empresa de Desenvolvimento Agropecuário do Estado de Sergipe (Emdagro) estiveram reunidas com a diretoria do Banco do Estado de Sergipe (Banese) para discutir a criação de um programa de financiamento das queijarias. A instituição financeira demonstrou motivação e já indicou representante para construir uma proposta em parceria com os órgãos da agricultura e assistência técnica do governo estadual.
O encontro foi solicitado pelo secretário da Agricultura, Esmeraldo Leal, com objetivo de consultar o banco sobre a possibilidade de criar uma linha de crédito para os pequenos e médios fabricantes de queijo, principalmente para aqueles que tiveram suas fabriquetas fechadas por falta de adequação às normas sanitárias, durante a operação da Fiscalização Preventiva Integrada (FPI).
A expectativa do secretário da Agricultura é de que com o programa de financiamento, as queijarias possam funcionar dentro das normas e com o selo de qualidade dos produtos.
Com base em dados apresentados pelo coordenador do escritório regional da Emadagro no Alto Sertão, Ariosvaldo Ribeiro Bomfim, durante o período de chuva as pequenas e médias queijarias do sertão sergipano recebem diariamente cerca de 220 mil litros de leite. O que representa em torno de 30% de toda produção diária.
Com informações da ASN